Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislavski - Inauguration of CLAPS

Inauguration of CLAPS

Inauguração do Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) com a palestra Mitos e Verdades, por Elena Vássina.

A inauguração do Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) com a palestra Mitos e Verdades, por Elena Vássina, contou também com o lançamento do ciclo de encontros intitulado “Chá com Stanislávski” que trará pesquisadores e criadores cênicos para partilharem suas pesquisas e realizações acerca de Konstantin Stanislávski (1863-1938), seus parceiros, colaboradores e continuadores. Elena Vássina, em sua palestra, falou da sua relação de colaboração com o Teatro Escola Ma.[:es][:pb][:pb][:pb]Inauguração do Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) com a palestra Mitos e Verdades, por Elena Vássina.

A inauguração do Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) com a palestra Mitos e Verdades, por Elena Vássina, contou também com o lançamento do ciclo de encontros intitulado “Chá com Stanislávski” que trará pesquisadores e criadores cênicos para partilharem suas pesquisas e realizações acerca de Konstantin Stanislávski (1863-1938), seus parceiros, colaboradores e continuadores. Elena Vássina, em sua palestra, falou da sua relação de colaboração com o Teatro Escola Ma.

Elena Vássina, em sua palestra, falou da sua relação de colaboração com o Teatro Escola Macunaíma e, em especial, sua amizade com Nissim Castiel, diretor da Escola por trinta anos (1980-2010). Descreveu em como o Teatro Escola Macunaíma se tornou uma ponte entre o Brasil e a Escola de Arte Dramática em Moscou. Com a mediação de Elena Vássina e suporte de Nissim Castiel, pedagogos e diretores teatrais russos vieram para o Brasil para ministrar cursos e dar palestras. Desta parceria entre Nissim Castiel e Elena Vássina nasceu a ideia do CLAPS.

Em sua palestra, Elena Vássina, inicialmente, trouxe aspectos da trajetória de Konstantin Stanislávski, sua formação familiar, sua estreia no palco aos quatro anos, sua vivência no teatro amador e de como se tornou bem conhecido na vida teatral de Moscou. Falou também da criação do Teatro de Arte de Moscou (TAM), em 1898, do seu encontro com Anton Tchékhov e das lendárias encenações do TAM para quatro textos de Tchékhov que trouxeram para o teatro um novo tipo de linguagem cênica.

Ao entrar no tema “Mitos e Verdades” desmistificou a ideia de encarar Stanislávski, apenas como um encenador naturalista e relatou experiências de Stanislávski no teatro simbolista, bem como, incursões na Commedia Dell´Arte e ópera. Falou também do ator e encenador que passou a se interessar cada vez mais por pedagogia teatral, sendo que este movimento contínuo culminou com a criação de um sistema de formação para atores. Da inspiração, a procura de leis para a criação do ator descobriu elementos integrantes da natureza orgânica do ator, presentes também na natureza e, ao longo de trinta anos, sistematizou suas descobertas no que ficou conhecido como o Sistema de Stanislávski.

Elena também desmistificou a ideia de que o Sistema estaria ligado apenas ao teatro psicológico e trouxe algumas das etapas de experimentação de Stanislávski na descoberta das leis criativas do trabalho do ator, não subordinado apenas a um tipo definido de estética. Elena relatou também sobre de como o infarto sofrido por Stanislávski, em 1928, que o impossibilitou de trabalhar como ator, o incentivou a recomeçar a escrever com o objetivo de legar para as próximas gerações o que descobriu – a busca da criação da vida do espírito humano no palco.[:es][:pb]Elena Vássina, em sua palestra, falou da sua relação de colaboração com o Teatro Escola Macunaíma e, em especial, sua amizade com Nissim Castiel, diretor da Escola por trinta anos (1980-2010). Descreveu em como o Teatro Escola Macunaíma se tornou uma ponte entre o Brasil e a Escola de Arte Dramática em Moscou. Com a mediação de Elena Vássina e suporte de Nissim Castiel, pedagogos e diretores teatrais russos vieram para o Brasil para ministrar cursos e dar palestras. Desta parceria entre Nissim Castiel e Elena Vássina nasceu a ideia do CLAPS.

Em sua palestra, Elena Vássina, inicialmente, trouxe aspectos da trajetória de Konstantin Stanislávski, sua formação familiar, sua estreia no palco aos quatro anos, sua vivência no teatro amador e de como se tornou bem conhecido na vida teatral de Moscou. Falou também da criação do Teatro de Arte de Moscou (TAM), em 1898, do seu encontro com Anton Tchékhov e das lendárias encenações do TAM para quatro textos de Tchékhov que trouxeram para o teatro um novo tipo de linguagem cênica.

Ao entrar no tema “Mitos e Verdades” desmistificou a ideia de encarar Stanislávski, apenas como um encenador naturalista e relatou experiências de Stanislávski no teatro simbolista, bem como, incursões na Commedia Dell´Arte e ópera. Falou também do ator e encenador que passou a se interessar cada vez mais por pedagogia teatral, sendo que este movimento contínuo culminou com a criação de um sistema de formação para atores. Da inspiração, a procura de leis para a criação do ator descobriu elementos integrantes da natureza orgânica do ator, presentes também na natureza e, ao longo de trinta anos, sistematizou suas descobertas no que ficou conhecido como o Sistema de Stanislávski.

Elena também desmistificou a ideia de que o Sistema estaria ligado apenas ao teatro psicológico e trouxe algumas das etapas de experimentação de Stanislávski na descoberta das leis criativas do trabalho do ator, não subordinado apenas a um tipo definido de estética. Elena relatou também sobre de como o infarto sofrido por Stanislávski, em 1928, que o impossibilitou de trabalhar como ator, o incentivou a recomeçar a escrever com o objetivo de legar para as próximas gerações o que descobriu – a busca da criação da vida do espírito humano no palco.