Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislavski - Stanislávski e o Trabalho do Ator sobre si mesmo

Stanislávski e o Trabalho do Ator sobre si mesmo

 

Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo, a atriz, diretora, pedagoga e pesquisadora Michele Almeida Zaltron mergulha na obra e na metodologia criada por Stanislávski e traz ao leitor – e ao estudante das artes cênicas, em particular – sua atualidade e vivacidade.

Minuciosa no trato dos originais em russo, a autora analisa o processo de pesquisas do grande diretor sobre a arte do ator por meio das noções de perejivánie e de voploschénie, “vivência” e “encarnação”, sempre enfrentando esses conceitos em sua pertinência para os dias de hoje. Como resultado, Zaltron nos oferece caminhos para um fazer teatral renovado e vigoroso.

Rigor crítico e originalidade são qualidades que se complementam. Este livro que a editora Perspectiva e o Teatro escola Macunaíma apresentam na coleção CLAPS mostra que ainda há muito a dizer sobre a obra do mestre russo.

MICHELE ALMEIDA ZALTRON

É professora e pesquisadora de artes cênicas. Formada em Direção e em Interpretação Teatral pela UFSM, possui mestrado em Ciência da Arte pela UFF e doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com estágio doutoral na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou, na Rússia. É idealizadora e organizadora, junto de Tatiana Motta Lima, do Seminário Stanislávski e membro do conselho artístico do CLAPS – Centro Latino- Americano de Pesquisa Stanislávski. Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em ArtesCênicas da UNIRIO.